Problemas com Empréstimo Consignados, aumentam durante a Pandemia

Perante inúmeros problemas recorrentes da Pandemia causada pelo novo Coronavirus (COVID-19), algo que parece inofensivo teve um crescimento elevado no último semestre de 2020, em relação ao ano anterior.

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Segundo o PROCON de São Paulo, as reclamações sobre Empréstimo Consignados, tem sido campeãs de atendimento nos últimos meses, por pessoas que nem se quer, receberam o dinheiro, que está sendo descontado em folha.

Em sua grande maioria, as principais vítimas das Instituições Financeiras são pessoas idosas, que possuem benefício do INSS e Pensionistas, onde se é mais comum a prática do Empréstimo Consignado.

Com taxas terrivelmente abusivas e longas, alguns recebem o dinheiro em conta, sem ter solicitado o empréstimo, e quando se dão conta estão pagando por algo que não solicitou, em outros casos, as vítimas não recebem o dinheiro na conta, e mesmo assim os desconto percorrem por vários e vários anos.

O PROCON ainda informa, que alguns aposentados, queixam de ter até dois empréstimos feitos indevidamente em suas contas, e nunca terem recebido ou informados sobre tal valor a ser creditado em suas contas.

Essa faixa etária, tem sido alvo á bastante tempo, porém, com a pandemia em seu auge no Brasil, a situação piorou, pois o Idoso não pode sair de casa para ir ao banco solicitar um extrato detalhado daquilo que está sendo descontado de seu benefício, sendo a única alternativa, o SAC da instituição financeira onde se demora horas para conseguir atendimento, e não se chega a resultado algum, pois de tanto esperar o cliente acaba desistindo, ou até mesmo, sendo transferido para vários atendentes que por negligencia da mesma, não detalha muitas informações, para que o empréstimo seja cancelado.

Estas práticas abusivas, são consideradas Estelionato e quando denunciadas, podem render multa e sérias complicações às instituições financeiras, pois induzem o idoso ao erro, por meio de longos cadastros e assinaturas, que não são bem esclarecidas, bem como ligações para confirmação de dados do cliente.

Fonte: GloboPlay